Museu Republicano

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O Acervo

E-mail Imprimir PDF

O acervo do Museu Republicano é formado por objetos (de uso pessoal, de decoração de interiores, mobiliário, instrumentos de trabalho, armas, moedas e medalhas), documentos iconográficos (esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, plantas, mapas e fotografias) e documentos textuais (manuscritos e impressos).

A formação do Acervo

O acervo do Museu Republicano foi formado na gestão do diretor Affonso Taunay, entre 1923 e 1945, mas recebeu acréscimos ao longo dos anos.  Inicialmente, a seleção de objetos e coleções a serem museificados privilegiou o episódio da “Convenção de Itu”, a memória do PRP, bem como aspectos da vida cotidiana de famílias abastadas de fazendeiros paulistas do século 19.
Para isso foram adquiridos telas, móveis e objetos de diferentes estilos, procedências, e épocas e retratos de líderes políticos participantes da Convenção e do movimento republicano.
A “Galeria dos Convencionais” contém obras pintadas por José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral, Henrique Távola, José Wasth Rodrigues, Henrique Manzo, entre outros.
Os painéis de azulejos do saguão, idealizados por Taunay, foram executados pelo ceramista Antonio Luiz Gagni, e fixados nas paredes desse edifício, entre os anos de 1942 e 1953.

Objetos

O acervo de objetos é formado por peças de mobiliário, de decoração, instrumentos de trabalho, medalhas e condecorações que pertenceram ou estão associadas aos chamados “convencionais republicanos” e membros dos primeiros governos da República.
De terça a sexta-feira, das 9h00 às 16h30, somente com agendamento prévio pelo telefone:
(11) 4023-2525 - Ramal 212 
Rosana Gimenes Aguilera
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Conservação:

De terça a sexta das  9:00 às 16:30hs
telefone (11) 4023-2525 - Ramal 211
Cilas Soares de Souza
Marco Antonio Steiner
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Vlademir  Mário Herdina
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 

Notícias

    -
    +
    20